ACEC

Associação Carioca de Educação e Cultura

A Associação

A Associação Carioca de Educação e Cultura - ACEC é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2012 por algumas famílias do Rio de Janeiro interessadas em proporcionar aos seus filhos uma educação integral de qualidade. Para saber mais, veja a seção 'Quem somos'.

Colégio Monte Alto

O Colégio Monte Alto nasce com o fim de oferecer à família e à sociedade uma educação de qualidade, criativa e inovadora. Tudo com o objetivo de ajudar as famílias na educação de seus filhos. Visite a página do Colégio Monte Alto no Facebook.

Parceria pais-colégio

Veja aqui o post da Solar Colégios sobre a parceria pais-colégio aplicada nos colégios de Fomento.

Colabore Conosco

Existem várias formas de ajudar este projeto. Visite a seção 'Colabore' para saber como colaborar com as nossas atividades.

ACEC

A Associação Carioca de Educação e Cultura – ACEC é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2012 por algumas famílias do Rio de Janeiro interessadas em proporcionar aos seus filhos uma educação integral de qualidade.

Para tanto se organizaram para colocar em andamento as unidades do Colégio Monte Alto da Tijuca, de Niterói e de Botafogo.

A proposta pedagógica utilizada é baseada na Educação Personalizada e prioriza a família, o relacionamento família-escola, e o desenvolvimento da criança nas 5 dimensões (física, intelectual, emocional, social e transcendental), na educação da vontade e no desenvolvimento das virtudes. Desenvolvida e em constante desenvolvimento pelo Fomento de Centros de Enseñanza, esta proposta pedagógica é utilizada há mais de 50 anos em colégios de diversos países, incluindo também algumas cidades do Brasil.

Missão

Auxiliar às famílias na formação integral de seus filhos, fomentando o protagonismo dos pais na tarefa educativa de acordo com os valores cristãos e de modo a promover uma transformação positiva nas famílias e na sociedade.

Visão

Ser um colégio reconhecido por promover uma educação personalizada de qualidade, baseada em uma sólida formação acadêmica, humana e cristã.

Valores

PARCERIA. com as famílias na tarefa de educação dos nossos alunos. EXCELÊNCIA. entendida como o compromisso de aproveitar ao máximo as próprias capacidades. Isso se traduz em uma cultura de esforço, colaboração e um trabalho bem feito.
TRANSCENDÊNCIA. compreendemos que apenas uma concepção transcendente da vida dá uma dimensão ética e um sentido pleno à realidade humana em todas as suas manifestações: cultural, social, artística, econômica...
LIBERDADE E RESPONSABILIDADE. acreditamos que a educação é o meio para adquirir a capacidade de agir livremente, assumindo decisões com responsabilidade.
DIGNIDADE HUMANA. cada pessoa humana é um fim em si e deve ser respeitada e apreciada na sua totalidade.

Os princípios educativos seguidos por Fomento são:

  • Cada aluno é único: Nos colégios de Fomento considera-se a pessoa como centro do processo educativo. Oferece-se uma educação personalizada para que cada aluno consiga o máximo desenvolvimento de suas capacidades e aptidões, com a ajuda de seus pais e professores;
  • Excelência educativa: Os colégios de Fomento oferecem uma educação de qualidade baseada em uma sólida formação acadêmica, humana e cristã. Uma educação cujo objetivo não é apenas a aquisição de conhecimentos, mas a formação de pessoas íntegras capazes de contribuir para a melhora da sociedade;
  • Os pais, primeiros educadores: A finalidade dos colégios de Fomento é ajudar aos pais em sua responsabilidade de primeiros educadores e proporcionar a seus filhos uma educação de qualidade. E para isso é fundamental que a família e o colégio compartilhem princípios educativos e atuem de forma coordenada;
  • Identidade cristã: Nos colégios de Fomento todas as atividades estão inspiradas em uma visão transcendente da existência humana, e no principio de dignidade da pessoa, característico do espírito cristão.
  • Conselho Diretor

    Presidente: Rafael Marinho Barcellos

    Vice-Presidente: Marcelo Zanette Torres

    Secretário: Rafael Florêncio da Silva Costa

    Tesoureiro: Rafael da Cruz Peixoto

    Se você quer colaborar conosco, entre em contato conosco através do e-mail: acec@acecrj.org.br.

    Fomento de Centros de Enseñanza

    Com mais de 50 anos de experiência, a Fomento é uma instituição espanhola que continua desenvolvendo pesquisas na área de educação, de tal forma que os colégios a ela filiados estão entre os melhores dos diversos países onde atua. [ visite o site ]

    Solar Colégios

    No Brasil, a Solar é a instituição que representa a Fomento. Solar Colégios é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade fomentar e dirigir colégios com excelência acadêmica e humana, promovidos por pais que querem participar ativamente na formação dos seus filhos. [ visite o site ]

    Colégios brasileiros que adotam proposta pedagógica do Fomento:

    Contato

    Entre em contato conosco através do e-mail: acec@acecrj.org.br.

    © 2014 ACEC